Iniciada vacinação contra a gripe

Começou nesta segunda-feira (17), a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza que segue até o dia 26 de maio. Em Campos, a meta este ano é

Começou nesta segunda-feira (17), a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza que segue até o dia 26 de maio. Em Campos, a meta este ano é imunizar 90% do público-alvo, o que no município equivale a aproximadamente 127 mil pessoas. A novidade nesta 19ª edição da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada na relação dos que devem ser vacinados. No município são 18 postos de vacinação.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Roberta Lastorina Rios, o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde corresponde os idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas com até 45 dias após o parto (necessário trazer o cartão de gestante para comprovação); trabalhadores da área de saúde (com identificação profissional); povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; adolescentes e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada (necessário apresentar comprovação).

A vacinação acontece das 8h às 16h nos seguintes postos: UBS do Parque Eldorado, UBS Dr. Félix Miranda, UBS do IPS, UBS de Conselheiro Josino, UBS Dr. Jamil Abido, UBS do Parque Prazeres, UBS de Saturnino Braga, UBS do Parque Santa Rosa, UBS de Terra Prometida, UBS de Custodópolis, UPH de Farol de São Tomé, sede da Secretaria de Saúde, UBS da Penha, UBS Alair Ferreira, Centro de Saúde de Guarus, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) I e II, e UPH de Travessão. Durante a campanha de vacinação, também será possível atualizar o cartão de vacina.

A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos a proteína do ovo e da galinha; para quem tem alergia a qualquer componente da vacina; para menores de 6 meses. A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B. Ainda de acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, o Dia D de Vacinação contra a Gripe acontecerá no dia 13 de maio, um sábado. Neste dia, segundo Roberta Lastorina Rios, todos os 18 postos selecionados estarão abertos para vacinar todas as pessoas do público-alvo.

Febre amarela – Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Dra. Andréya Moreira, a vacinação contra a febre amarela vai acontecer de forma simultânea com a da influenza. “Diferente de outras vacinas, a imunização contra a influenza pode ser administrada com outras vacinas, inclusive com a febre amarela. Portanto, a campanha não irá interferir na continuidade da vacinação em massa”, explicou.

De acordo com o último balanço divulgado pela Prefeitura, 227.518 mil pessoas foram imunizadas no município até a última terça-feira (11).

 

Share This:

COMMENTS

WORDPRESS: 0